|
Pessoas de meia-idade que gostam de tomar aquele cafezinho todos os dias parecem ter menos risco de morrer de doença cardíaca do que aqueles que nunca tomam café, segundo estudo publicado no "Annals of Internal Medicine". A descoberta é baseada em duas pesquisas que acompanharam cerca de 128 mil profissionais de saúde por mais de duas décadas. E os resultados indicaram que o consumo de café pode reduzir a mortalidade por qualquer causa, mas principalmente por problemas cardiovasculares - mulheres que tomavam de duas a três xícaras por dia eram de 25% a 33% menor propensas a morrer de problemas cardiovasculares; e essa proteção foi observada nos homens que consumiam de cinco a seis xícaras. Os autores destacam que apesar da cafeína causar aumentos bruscos na pressão sangüínea, outros componentes do café, como o magnésio e os antioxidantes poderiam contrabalançar esses efeitos negativos. Porém, o consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde. |